app delivery não entrega

App delivery: o que fazer quando a entrega não chega?

A facilidade de comprar produtos pela internet tem se tornado uma nova tendência, principalmente após a evolução da pandemia da Covid-19. Solução para uns, problemas para outros. O que fazer quando o app delivery não entrega a sua encomenda? Este tipo de situação é muito complicada e acontece com muita frequência.

Comprar por aplicativos que trabalham com delivery permitiu que muitas pessoas facilitem as suas vidas, realizando desejos com um simples clique. O grande portfólio demonstrado por meio do e-commerce atrai olhares de diversas pessoas ao redor do mundo e acaba fazendo com que elas comprem mais coisas do que o necessário.

A compra em lojas físicas tem sido cada vez mais escassa nos grandes centros, pois sair de casa já demanda um enorme esforço, principalmente em época de isolamento social.

Ao comprar por app delivery, as pessoas têm a comodidade de esperar a entrega no conforto de seus lares, sem precisar lidar com trânsito, filas e atendentes mal-educados.

Essa é a nova forma de consumir, por meio das facilidades oferecidas pelo mundo digital, sem precisar esquentar a cabeça. Porém, você sabe o que fazer quando a entrega não chega?

Crescimento dos aplicativos de delivery na pandemia

O e-commerce já vinha ganhando um significativo espaço e tem sido utilizado como preferência por grande parte das pessoas atualmente. Por mais que alguns consumidores tentassem se esquivar, ou negar a facilidade desses aplicativos, a pandemia da Covid-19 forçou a revisão de tais conceitos, induzindo milhares a realizar um primeiro pedido por app de delivery.

A pandemia se iniciou no começo 2020 e já dura por boa parte de 2021, sem uma previsão de encerramento. Com a quarentena, muitas pessoas ficaram presas em casa, sem poder sair. 

Por consequência, as lojas, restaurantes, marmitarias, docerias e todo o tipo de comércio não essencial precisou ser fechado, proibindo o atendimento ao público.

Como uma forma de dar a volta por cima, uma das soluções comuns encontradas por todos os comerciantes foi a abertura aos aplicativos de entrega. Por meio do uso desse meio, as empresas conseguiram manter suas atividades, ainda que de forma reduzida, e as pessoas começaram a perceber que para adquirir determinadas coisas, precisam se entregar à modernidade e à opção de compra via app de delivery. 

Alguns estudos mostram que o Brasil, no ano de 2020, foi o líder de usuários na compra de produtos por aplicativos, alcançando o número de 48,77% em toda a América Latina. 

Muitas pessoas que já estavam acostumadas a comprar pela internet não sentiram dificuldades em se adaptar a essa nova realidade. 

Mas por outro lado, o aumento significativo de usuários fez com que pessoas sem experiência também aderissem ao novo, e devido à falta de prática e costume, esses novos consumidores simplesmente não sabem o que fazer quando a entrega não chega.

Se você é um desses novos usuários dos app de delivery, esse artigo foi escrito para te ajudar, com orientações sobre o que fazer quando sua encomenda não chega.

E agora, o que fazer quando a entrega não chega?

A primeira dica é bem simples. Se o produto que você está esperando não chegou, ou está muito atrasado, tente entrar em contato com a empresa que forneceu o item. Se houver essa possibilidade, pergunte qual deve ser o caminho mais simples para resolver seu problema.

A empresa informará um protocolo de serviço que você preferencialmente deve anotar. Essa, com certeza, será a forma mais pacífica de resolver o seu problema.

Se o contato com a empresa fornecedora falhar, não se desespere. Existem outras formas de tentar resolver o seu problema!

Se o produto que você escolher não chegou ou está atrasado por causas alheias à vontade da empresa (por exemplo: um acidente com o entregador), é recomendado ter um pouco de paciência, se for possível.

Já se o atraso ou ausência da entrega se der por culpa dela, você pode exigir a entrega do produto ou cancelar o seu pedido, exigindo a restituição do valor pago.

Se mesmo com todas essas tentativas, a empresa não retornar, um passo um pouco mais litigioso pode ser tomado, que é por meio de reclamação no PROCON mais próximo de sua localidade.

Caso esse seja o caminho escolhido por você, não se esqueça de levar consigo os documentos que comprovam sua tentativa de conciliação com a empresa como, por exemplo, o protocolo de atendimento, o boleto pago e a ausência da mercadoria.

Código de Defesa do Consumidor

Todas as pessoas têm acesso ao Código de Defesa do Consumidor (CDC), por meio da internet. Nele estarão descritos todos os meios legais e todos os direitos que você tem como consumidor, inclusive o direito de desistência, sem qualquer justificativa.

É a partir da leitura desse dispositivo que você saberá quais são os seus direitos como consumidor e o que deve fazer em cada situação no caso concreto. Se sentir dificuldade em analisar o código, procure a consultoria de um advogado especializado e resolva seu problema de forma simples e eficaz. 

Já sabe o que fazer quando o app de delivery não entrega sua mercadoria? Não fique parado sofrendo de ansiedade! Busque já os seus direitos e garanta sua tranquilidade.

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