por que fazer psicoterapia

Por que fazer psicoterapia?

Existem momentos na vida em que as coisas parecem não se encaixar. Dúvidas surgem do nada, sentimentos de tristeza sem fundamento, sensação de abandono, de rejeição, de vazio, de mal-estar.

Algumas pessoas ainda não entendem por que fazer psicoterapia e nem sabe quais são os seus benefícios. Por isso elaboramos este artigo para auxiliar quem está passando por algum problema que afete o bem-estar mental ou tem algum conhecido nesta situação. Confira!

Quadros de ansiedade, de depressão e de estresse, estas que são conhecidas como doenças da modernidade, que aparecem lentamente e afetam a qualidade de vida, podem até parecer sem solução, mas é possível sim encontrar o equilíbrio emocional e ter dias e noites mais tranquilos.

Em vários momentos, os familiares e amigos não conseguem compreender essas dores, e faltam palavras para exprimir esses sentimentos.

Nestas situações, o melhor a fazer é uma sessão de psicoterapia. Mas como isso pode te ajudar? Descubra!

O que é psicoterapia?

O apoio profissional é sempre a melhor alternativa, seja em qualquer situação da vida. E quando se trata de nossa saúde mental, esse conselho deve ser levado ao pé da letra.

Para muitas pessoas, buscar ajuda de um psicoterapeuta significa que a ela é fraca ou está “louca”. No entanto, fuja destes preconceitos e terá o suporte profissional de um especialista neste tipo de tratamento e que poderá mudar a sua vida.

Você não precisa lidar com tudo isso sozinho!

Existem profissionais bons e competentes que atendem em diversas regiões do Brasil. É possível, por exemplo, encontrar uma boa psicóloga São Bernardo, em Salvador ou Brasília, e iniciar já o seu acompanhamento!

A psicoterapia é um tratamento, um tipo de ajuda para que você aprenda a lidar com suas dificuldades. Ou seja, a profissional vai te auxiliar a viver de forma mais feliz e saudável.

Angústias, problemas, estresse e dificuldades todos temos, entretanto, muitas pessoas não conseguem lidar com essas questões e entram em uma onda de sofrimento que pode, inclusive, desencadear em doenças físicas.

Com isso, a psicoterapia é o momento em que o paciente recebe o apoio necessário para desabafar suas angústias. Dessa forma, consegue expressar seus sentimentos e obtém conselhos valiosos.

As sessões de psicoterapia são pautadas, fundamentalmente, no diálogo, promovendo o autoconhecimento do paciente.

Não importa a idade do paciente, sempre que houver uma situação de conflito emocional, é importante buscar ajuda e uma orientação profissional.

Contudo, as abordagens utilizadas pelo psicólogo podem se diferenciar conforme o caso analisado.

Logo, é importante que se você necessitar deste tipo de atendimento, é possível buscar na internet e encontrar bons profissionais perto de sua residência ou trabalho. Experimente pesquisar no Google assim: psicóloga São Bernardo, e pode substituir a cidade do ABC paulista por a sua.

Quando devo fazer psicoterapia?

A escolha de fazer psicoterapia deve ser do próprio paciente, sem a interferência e opinião de terceiros. Só quem já passou ou passa por situações de desequilíbrio emocional é que pode avaliar a necessidade dessa ajuda.

Embora não seja fácil admitir nossas fraquezas, a mudança deve vir de dentro. Ou seja, é preciso querer mudar, estar aberto e receptivo a modificar pensamentos e atitudes.

A resposta para a pergunta “quando devo fazer psicoterapia” só pode ser obtida ouvindo a sua consciência e analisando os seus atos.

O processo da psicoterapia é como olhar para dentro de si e questionar todas as escolhas feitas. Este tipo de tratamento vai te tirar da zona de conforto, o que muitas vezes pode ser doloroso e demorado.

Portanto, não há um tempo certo para fazer psicoterapia. Tanto que as pessoas que buscam esse tipo de auxílio são desde crianças até aqueles da terceira idade.

No caso da psicoterapia infantil é muito comum que os pais ou até mesmo professores identifiquem as dificuldades de uma criança e orientem tal tratamento.

Quais são os tipos de psicoterapia?

Dentro deste tipo de tratamento existem diversas abordagens, como: psicanálise, terapia comportamental, terapia humanista, terapia cognitiva. O psicólogo fará uso de uma ou mais linhas como forma de encontrar o melhor resultado.

Assim, de acordo com a orientação teórica do profissional e o diagnóstico realizado, será escolhida a abordagem mais adequada para o seu caso.

Contudo, independente da linha terapêutica a ser seguida, é relevante saber que esse momento de se abrir e revelar tudo o que o incomoda, quais suas dores e transtornos. Esse é o espaço destinado para que se possa falar sobre todas as suas dores e angústias e encontrar uma luz para a plena felicidade.

O paciente é o protagonista nas sessões de psicoterapia, onde o profissional fará intervenções, quando estas forem necessárias. Ou seja, esse é o momento onde o paciente tem livre acesso para “abrir a sua caixa de Pandora”.

Por isso, a relação de confiança e reciprocidade entre psicoterapeuta e paciente é tão importante.

Como já comentei acima, se você não consegue achar um profissional de confiança por indicação, vá ao Google e pesquise por um atendimento em sua cidade. Por exemplo: psicóloga em São Bernardo do Campo. Observe o resultado e veja qual consegue te transmitir uma calma e seriedade!

Além disso, o tempo de tratamento e a intensidade das sessões também variam. Em geral, o acompanhamento psicoterápico pode durar anos e as sessões podem ser semanais, quinzenais ou até mensais.

Por que fazer psicoterapia?

Assim como fazemos academia para sentir bem-estar físico ou quando procuramos uma nutricionista para melhorar nossa alimentação, a psicoterapia é para encontrar o bem-estar mental.

É o momento dedicado para que o paciente possa ter atenção, compreensão e buscar resolver seus conflitos internos. A psicoterapia é um olhar para dentro com uma lupa.

Essa experiência é enriquecedora e gratificante, pois nos mostra que a vida é feita de obstáculos e superá-los é um prazer. Contudo, existem caminhos e possibilidades que nos ajudam a passar por essas turbulências de forma mais segura e confiante.

Ou seja, a psicoterapia ajuda a ter uma vida mais leve, mais confiante e menos estressante. É aprender a distinguir o que é seu e o que é do outro, responsabilizando-se pelas suas próprias escolhas.

A intenção é fortalecer o paciente para que ele possa seguir com sua vida em frente.

Após entender os motivos por que fazer psicoterapia e também outros detalhes sobre este tipo de tratamento, aproveite e veja também:

Entenda quando acaba a quarentena em SP

Saiba o que é uma pandemia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *