O que é lockdown?

O que é lockdown? Todo mundo só fala nisso

Desde que as notícias sobre uma série de mortes na Itália e Espanha se espalharam pelo mundo, muita gente aqui no Brasil teve contato pela primeira vez com esse termo. Afinal, o que é lockdown? O que significa em português?

Lockdown é um termo em inglês que podemos traduzir para confinamento.

A palavra ganhou visibilidade após algumas nações em todo o mundo passarem a adotar o lockdown como forma de impedir que o coronavírus se espalhasse entre a população.

O lockdown provou-se uma medida eficiente em regiões como Alemanha, Coreia do Sul e Espanha, reduzindo a curva de contaminação pela Covid-19, diminuindo o número de morto em vários países.

No último dia 08 de maio, um estudo feito por mais de 60 pesquisadores do Imperial College de Londres conseguiu comprovar o funcionamento do lockdown no combate ao vírus.

O estudo foi publicado no site da instituição e aponta o lockdown obrigatório como uma medida “que se provou efetiva na contenção da difusão do vírus”.

Ao analisar as medidas de isolamento adotadas em alguns estados brasileiros, os pesquisadores fazem um alerta: “Na falta de intervenções mais fortes, um crescimento substancial futuro da epidemia é esperado nos 16 estados considerados, levando a uma piora da crise de saúde da Covid-19.”

Outra equipe do mesmo colégio já havia publicado, em 30 de março, um estudo em que tentava descrever o que é lockdown com base em experiências adotada em diversas nações, tais como: Áustria, Bélgica, Dinamarca, França, Alemanha, Itália, Noruega, Espanha, Suíça e Reino Unido.

Os autores revelaram que lockdown significa “legislações ou regulações relativas à restrição de interação face-a-face, incluindo o banimento de eventos não essenciais, fechamento de escolas e espaços culturais e ordens para que pessoas permaneçam em casa”.

Contudo, os pesquisadores identificaram diferentes aplicações de lockdown em cada país. A Áustria proibiu acesso a locais públicos e reuniões com mais de cinco pessoas, além de recomendar pelo menos 1 metro de distância. A Dinamarca vetou reuniões com mais de 10 pessoas. Na Alemanha, esse limite era de até duas pessoas.

O lockdown na França exigiu autorização para pessoas saíram de casa, com multa para violações. Na Itália também foi ordenada a permanência em casa, a não ser em caso de viagens essenciais.

No lockdown da Noruega, somente pessoas que vivem no mesmo lugar podiam sair à rua juntas. No Reino Unido, encontros com mais de duas pessoas que não eram da mesma casa também eram impossibilitados, sob pena de sanções policiais.

Como é o lockdown no Brasil?

No Brasil, o lockdown é previsto na diretriz até o momento vigente do Ministério da Saúde (MS).

O Boletim Epidemiológico nº 8, publicado em 9 de abril, define muito bem o que é lockdown: uma das medidas de distanciamento social. O bloqueio total (como o termo foi traduzido) consiste em cercar um determinado perímetro (estado, cidade ou região), interrompendo toda atividade por um breve período de tempo.

De acordo com a pasta, o lockdown funciona de forma “eficaz para redução da curva de casos e dar tempo para reorganização do sistema em situação de aceleração descontrolada de casos e óbitos”.

Além do lockdown, são modalidades menos rígidas o distanciamento seletivo e o ampliado.

Além de entender o que é lockdown em sua tradução, é importante entender que essa é uma medida importante para neutralizar a circulação do vírus em uma comunidade, uma cidade, estado ou país.

Como funciona o lockdown no Brasil?
Como funciona o lockdown no Brasil?

Como funciona o lockdown no Brasil?

A definição concreta das medidas de distanciamento social cabe aos estados e municípios, de acordo com decisão do Supremo Tribunal de Justiça (STF). Assim como nas iniciativas de distanciamento ampliada, há diferentes abordagens no confinamento. Cada governo estadual ou prefeitura está determinando os limites e eventuais formas de isolamento.

Lockdown no Maranhão

O governo do Maranhão foi um dos primeiros a empregar o lockdown, que traduziu como “bloqueio”, em medida que passou a valer a partir de 05 de maio na Ilha de São Luís.

O lockdown foi adotado como proibição da circulação, mantidos alguns serviços como mercados, farmácias e fluxo de caminhões de carga.

“Às vezes ouço crítica de que o lockdown não está funcionando. Há uma ideia falsa, talvez até um desejo de pessoas com más intenções, de que nós iríamos promover uma espécie de regime mais duro do que o penitenciário. O que estamos visando é o reforço da prevenção”, declarou o governador Flávio Dino.

Lockdown no Pará

Belém e mais nove cidades do Pará passaram a adotar o lockdown no dia 06 de maio, isolamento previsto para ser encerrado no dia 17. A população só pode sair de casa para algum serviço essencial.

As cidades foram escolhidas por causa do crescimento no contágio do coronavírus e pela sobrecarga do sistema de saúde local.

Alguns dos serviços que permanecem funcionando são farmácias, bancos, supermercados e consultas médicas, além das feiras, lojas de materiais de construção e entrega de comida. O lockdown no Pará permite que apenas uma pessoa de cada família vá até um destes locais.

O transporte intermunicipal só é permitido para atividade essencial ou tratamento de saúde, o que deve ser comprovado. O uso de máscaras é obrigatório.

As forças de segurança estão nas ruas do Pará e exigem documentos com foto e comprovante profissional dos trabalhadores de atividades essenciais. Quem for flagrado burlando o lockdown pode levar multas altas de R$ 150 para pessoa física e até R$ 50 mil para empresas.

Lockdown no Ceará

Um dos estados mais atingidos pela Covid-19, o Ceará adotou o lockdown rígido em Fortaleza desde o dia 08 e vai até 20 de maio. Bloqueios foram montados para reduzir a circulação na cidade.

Com os serviços de saúde no limite, o prefeito de Fortaleza disse que o lockdown é uma forma de enfrentar a contaminação pelo coronavírus.

“A gente não vai enfrentar o Covid-19 apenas abrindo novos leitos. De um lado, vamos criar uma rede nova e ampliada. Mas de outro, temos que prevenir que a doença aconteça. Ao controlar a disseminação vamos ter menos casos que vão demandar internações e que precisarão UTI”, afirmou Roberto Cláudio.

Lockdown no Rio de Janeiro

Duas cidades do estado do Rio de Janeiro conseguiram aprovação para iniciar o lockdown: Niterói e São Gonçalo. O isolamento foi iniciado em 11 de maio e está proibida a circulação em ruas, praias e praças públicas. Apenas profissionais de atividades essenciais ou quem for comprar produtos ou serviços relacionados a elas poderão sair de casa.

Na capital fluminense, bloqueios estão sendo feitos em bairros em que a Covid-19 está sem controle, tais como Campo Grande e Bangu.

O Ministério Público estadual pediu aos governos estadual e municipal estudos para adoção do lockdown no estado. O órgão se amparou em estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) cuja conclusão recomenda o bloqueio diante do avanço de casos na região metropolitana do estado.

Outras cidades e estados do Brasil estudam a aplicação do lockdown como uma forma de reduzir a proliferação da Covid-19 em sua população, reduzindo os efeitos sobre o sistema de saúde e dando tempo até que surja uma medida médica efetiva.

Aqui você pode entender com mais clareza o que é lockdown e saber sobre locais que aplicaram tal medida.

Esse guia que explica o que é lockdown foi criado com a colaboração da Agência Brasil. Gostou? Compartilhe com os amigos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *