fabricantes de kombucha

Fabricantes de kombucha devem adequar processos até julho de 2021

Nova sensação do mercado, os chás, sucos e até caipirinhas de kombucha são desenvolvidos a partir de uma cultura de bactérias e leveduras. Antes produção totalmente artesanal, agora os produtores precisam se adaptar a uma portaria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Os estabelecimentos produtores vão ter que se adaptar a Instrução Normativa 41 do Mapa, deixando claro ao consumidor informações como ingredientes usados, teor alcoólico e até alterações na estrutura padrão do rótulo para kombucha.

A portaria feita pelo Mapa pretende padronizar as informações disponíveis para o consumidor, facilitando a compreensão sobre aquilo que ele está comprando. O prazo foi estendido por causa da pandemia, dando mais tempo aos fabricantes de kombucha para ajustar seus processos. A nova data limite é 1º de julho de 2021.

O último levantamento do Mapa indica que no Brasil já existem mais de 588 fabricantes de kombucha no país. São produtores de cerveja, chá, destilarias, vinícolas, sucos, polpas e outras variações da bebida.

Não sabe o que é kombucha?

O kombucha é uma bebida que ganhou destaque na onda do faça você mesmo, hábito cada vez mais comum entre os brasileiros.

Trata-se de uma opção de chá fermentado que pode receber acompanhamento de outros ingredientes, tais como laranja, e é feito a partir do cultivo de uma colônia específica de bactérias saudáveis, chamadas também de Scoby.

Essa colônia forma um círculo de textura amolecida, composta por bactérias e leveduras e, por meio de um processo de fermentação com chá verde, preto ou mate e adição de açúcar chega-se ao kombucha.

Quem cultiva uma colônia dessas em casa deve seguir algumas regrinhas básicas. O scoby deve ter sempre 500 ml de chá e ser mantido longe da luz solar, seja na geladeira ou em temperatura ambiente.

Não use tampa, as bactérias precisam respirar. O ideal é deixar o recipiente coberto com pano ou algum outro material similar. Administre a quantidade de açúcar com moderação.

Quais são os benefícios do kombucha?

Essa é uma bebida relativamente nova e ainda não conta com uma variedade de pesquisas para comprovação científica sobre os seus benefícios. Contudo, quem consome costuma atrelar diversas coisas boas ao kombucha.

Entre os benefícios populares estão:

  • Alto poder antioxidante;
  • Ajuda a preservar a saúde intestinal;
  • É rico em vitamina C;
  • É rico em vitamina do complexo B;
  • É fonte de enzimas digestivas;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Ajuda a detoxificar o organismo.

Os benefícios do kombucha são variados e diferentes para cada organismo, o que ainda vai exigir estudos científicos para validação e também recomendação de quantidade ideal para consumo.

Com estes benefícios conhecidos pela população, cada vez mais os empresários estão estudando formas de comercialização do produto. É bem provável que isso leve, inclusive, a exportação do kombucha.

Por causa desta demanda interna e possível aproveitamento do mercado internacional, a portaria do Mapa serve como um qualificador dos produtores, dando mais força e solidez aos negócios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *