como dormir melhor a noite

Como dormir bem a noite?

Deitar e não conseguir descansar depois de um longo dia é algo que acaba com o ânimo de milhares de pessoas que sofrem de insônia. Muitos recorrem aos remédios como alternativa para dormir bem a noite, mas essa não é a única alternativa.

Existem diversos procedimentos que podem ser feitos para que o sono venha e que a noite seja tranquila e agradável. E o meu objetivo é ajudar a você a adormecer e relaxar.

Vale ressaltar que as dicas aqui não impedem você de buscar uma orientação profissional sempre que o problema de não conseguir dormir for frequente.

O que atrapalha a qualidade do sono?

Existem alimentos, equipamentos eletrônicos e até travesseiros que são vilões de quem deseja dormir bem a noite e as pessoas nem sabem. Ao fazer pequenas alterações em suas rotinas, o corpo compreenderá que é hora de relaxar e você terá um sono profundo.

Abaixo tem uma pequena lista de coisas que atrapalham a qualidade do sono:

  • Usar o celular na cama, principalmente lâmpadas apagadas;
  • Colchão velho ou não adaptado para seu corpo;
  • Uso de roupa de cama não adaptada a estação do ano;
  • Evite carne vermelha, chocolates e comidas gordurosas a noite.

Acima eu falei um pouco sobre o que evitar e cuidados que você precisa ter para conseguir dormir melhor.

É ideal também que você tenha um cuidado para inibir a entrada de qualquer fonte de iluminação que possa confundir o seu organismo. Se tiver janela, instale uma cortina blackout!

Como dormir bem a noite? 5 dicas

Ter uma sequência de seis a oito horas de sono tranquilo é o que recomenda os estudos científicos, mas esse objetivo não é atingido por milhares de brasileiros. Para ajudar quem busca por soluções de como dormir bem a noite, abaixo reuni algumas dicas essenciais. Vamos lá!

Elimine eletrônicos no quarto

Assistir TV, usar o notebook ou o celular na cama vai distrair o seu organismo e deixar o cérebro ativo. Os especialistas recomendam não usá-los no quarto e também desligar 30 minutos antes de deitar, sendo este um dos segredos para aqueles que querem dormir bem a noite.

Faça atividades físicas

Ao fazer exercícios regularmente, o seu corpo vai gastar as energias acumuladas e vai obrigá-lo a se desligar (dormir) para se recompor. Porém, evite fazer exercícios perto do horário de deitar, pois a euforia pode atrapalhar o seu sono.

Leia um livro

Coloque uma cadeira ou mesmo sente-se na cama e leia alguns capítulos de um livro até que o seu organismo se acalme e o sono chegue. Porém, evite a leitura já deitado, pois pode enganar o seu corpo e adiar o adormecimento.

Reduza o consumo de café e açúcar

Café, chá preto, refrigerantes e itens com muito açúcar são estimulantes e fazem o seu organismo acelerar, ao invés de desligar. Por outro lado, leite quente e vinho tinto são estimulantes do sono.

O conselho é reduzir o consumo de café e açúcar a noite aos poucos e perceber como o seu organismo se comporta. A maioria dos casos de quem busca por soluções de como dormir bem a noite é solucionada por meio desta atitude.

Prepare o ritual do sono

Já comentei acima sobre a necessidade de criar um ambiente aconchegante e totalmente escuro no quarto para dormir tranquilo. Neste ritual do sono, a dica é para você tomar um banho quente um pouco antes de se deitar, tome um copo de leite, aplique um óleo essencial com efeito calmante no pijama ou travesseiro.

Por fim, você te ajudar também a adormecer por meio de sons da natureza como vento, pássaros ou chuva, mas opte sempre por vídeos e músicas que mantenham a tela escura do dispositivo.

Clique e ouça som de chuva para dormir melhor a noite

Depois de ver aqui as nossas dicas de como dormir melhor a noite, tente colocá-las em prática e, após uma semana, volte aqui e deixe seu comentário.

Agora, aproveite para ler também:

Dicas de como emagrecer com saúde

O que é cutilagem russa?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *