O que é um doleiro?

O que é um doleiro?

Em países com rígido controle cambial, como é o caso do Brasil, a troca de moedas estrangeiras no mercado paralelo é feita por um agente conhecido como doleiro, ou seja, contraventor.

Mesmo que o nome relacione ao dólar (doleiro), esta pessoa atua para vender ou comprar moeda estrangeira e convertê-la para reais sem a autorização do Banco Central ou a chancela de uma casa de câmbio.

É muito comum que as pessoas se interessem em saber o que é um doleiro ou o que ele faz após operações da Polícia Federal. Isso acontece por causa de uma outra atividade desenvolvida por eles: transferência de moeda para o exterior em nome de terceiros.

Essa medida é feita para burlar a legislação vigente e também para esquemas de corrupção.

O que faz um doleiro?

Muitas vezes, o doleiro é também dono ou operador no mercado legal de câmbio, mas ganha fama ao atuar na operação paralela (ilegalidade).

Ao rastrear o caminho do dinheiro de operações de caixa 2 em clubes, empresas e na política, muitas vezes as investigações levam aos doleiros. Eles funcionam como um escudo para criminosos que querem fazer câmbio ou envio de moedas sem que Banco Central ou Receita Federal monitore.

Entre as atividades feitas pelos doleiros temos:

  • Troca direta de dinheiro
  • Envio de dinheiro para o exterior
  • Recebimento de dinheiro do exterior
  • Conversão de dinheiro eletrônico em espécie
  • Administração de caixa 2

Agora que você já compreende melhor o que é um doleiro, ficará mais fácil compreender os noticiários sobre investigações que levam eles a prisão.

Além de entender o que é um doleiro, aproveite para descobrir também algumas dicas sobre como escolher uma empresa para manutenção no ar condicionado em Piracicaba e saber o que é lockdown.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *