O que é a moda vegana?

Moda vegana, o que é?

Enquanto o mundo avança com toda a poluição, desmatamento e tantos outros males, os cuidados com a natureza e com os animais se tornou cada vez mais urgente. A moda vegana vem com a proposta de escolher roupas, bolsas e sapatos que não utilizem componentes ou peças animais em seu processo.

Para além do assunto dos animais e natureza, a moda vegana vem com o intuito de defender os direitos humanos, com a intenção de diminuir ou extinguir o trabalho escravo.

Se você pensa que o veganismo está somente no hábito de não ingerir alimentos de origem animal, você está desatualizado. Com a moda vegana, é possível ampliar a sua atuação na proteção animal em toda a sua cadeia de consumo.

Atualmente, a moda vegana se apresenta como tendência, já que o número de pessoas aderentes ao estilo e filosofia de vida cresce muito rápido.

A moda vegana surgiu de longos anos de conscientização sobre os impactos ambientais e malefícios causados por maus tratos e exploração animal, além de danos a camada de ozônio, consequências na indústria da pecuária, entre outras causas, todas intensificadas pelo consumo excessivo.

A moda vegana busca sustentabilidade, mesmo sendo minoria ainda em seu universo, mas mostra que tem grande potencial de mercado. Atualmente, diversas marcas já buscam produzir peças de roupa de acordo com esta filosofia, sem agredir a natureza.

Para que você compreenda de forma mais ampla o que é a moda vegana, fique sempre antenado às tendências e ao consumo sustentável, leia com atenção este artigo até o fim.

Moda vegana masculina

No passado, o setor dava mais atenção às roupas femininas, mas aos poucos, os homens ganham atenção e agora já tem uma grande variedade de opções dentro da moda vegana masculina, o que mostra que o universo sustentável tem espaço para todos os gêneros.

A moda vegana masculina veio para revolucionar o setor e quebrar padrões. Na prática, ela mostra que usar roupas de qualidade não tem relação alguma com desmatamento ou mesmo exploração animal.

O que é moda vegana?

Para falarmos sobre moda vegana, primeiramente precisamos entender o que é o veganismo. Esta filosofia de vida visa eliminar toda forma de exploração e maus tratos aos animais, não somente no hábito alimentar como também no hábito de se vestir, onde os aderentes repudiam veementemente a pesca, a caça e até mesmo rituais religiosos que envolvem sacrifícios.

Não confunda vegano com um vegetariano, pois este último somente não come carne animal, mas ingere alimentos que são derivados como o leite, a manteiga, por exemplo. Já os veganos não comem, não utilizam e não são a favor de nada que seja de origem animal.

Já a moda vegana logicamente faz parte do conceito veganismo, uma vez que exclui qualquer roupa ou acessório que seja de origem animal. É um negócio em expansão e conscientização, com novos adeptos a cada dia.

A moda vegana não é somente protesto contra a indústria, mas além disso, é um estilo de vida leve, sustentável e consciente.

Uma das maiores características da moda vegana é o modo de produção, já que tem toda uma característica de reduzir o gasto de recursos naturais e a valorização do meio ambiente, respeitando todas as formas de vida em sua confecção, além de alertar para uma redução do consumismo.

Quais são as principais marcas de marca vegana do Brasil?

Como dito anteriormente, a moda vegana reforça o consumo consciente. No Brasil, já existem algumas marcas conhecidas por levar estes princípios em suas peças. Abaixo você verá alguns exemplos:

  • SVETLANA:  É uma marca carioca que produz somente materiais sintéticos e vegetais, a dona da loja é uma vegetariana chamada Mariana Lacia;
  • CANNA: Com uma moda menos despojada e mais voltada para a elegância, a marca Canna utiliza-se de matéria-prima ecológicas que vem da Bahia e Rio Grande do Sul. Além disso, ela imita o couro, porém, com material 100% sintético sustentável na produção de carteiras e bolsas.
  • INSECTA SHOES: A marca trabalha com reuso de tecidos de roupas vintage e produção de sapatos feitos para quem tem personalidade. A Insecta Shoes produz seus produtos de forma artesanal com pares únicos de cada numeração.
  • COFI WEAR: A marca busca produzir peças que podem ser utilizadas por pessoas de qualquer gênero (unisex), com o maior foco em conforto, durabilidade e praticidade, além de contar com produtos 100% de algodão. 
  • BAMBUSA BRASIL: A Bambusa é uma marca com foco em roupas íntimas masculinas, femininas e infantis, todas sustentáveis. Com peças produzidas em 100% de algodão orgânico que nasce colorido ou que pode ser colorido com corantes naturais.
  • ZEREZES: A marca utiliza-se de materiais que têm baixo impacto ambiental. Os óculos que são produzidos pela Zerezes são baseados em reaproveitamento de resíduos de madeiras.

Birkenstock

A Birkenstock trouxe para o Brasil sua linha de sandálias masculinas veganas. A linha tornou-se um sucesso no país, atraindo a atenção até de quem não pertence ao universo vegano.

A beleza das coleções da Birkenstock vegana é extraída a partir de peças com materiais 100% livre de origem animal, sem perder os quesitos necessários de qualidade do produto como conforto, durabilidade, peso e estilo.

A coleção que chegou ao Brasil e caiu no gosto do Público, tem 4 versões de cores, e são feitos de couro ecológico Birko-flor, Cortiça, EVA (solado) e Microfibra.

Urban Flowers

A marca preza pela prática sustentável e lixo zero, partindo da escolha do material para os calçados até os móveis e lixeiras dos estabelecimentos comerciais.

Urban Flowers sempre se posicionou contra a exploração e maus tratos aos animais, tantos na composição dos calçados quanto em suas redes sociais, utilizando-se de todas as plataformas para o estímulo do trabalho de ONGS e diversas instituições que trabalham o prol da causa animal.

Com diversos materiais veganos na composição dos sapatos, a Urban Flowers também adiciona na produção de suas peças o óleo de bétula doce, melaleuca, algodão, algodão reciclado ou refugo da indústria e solado de borracha reciclada. 

King 55

A marca é bastante conhecida no estado de São Paulo e zela pela preservação do meio ambiente. A King 55 produz e vende camisas, sapatos, blusas, bermudas e bolsas.

Os produtos produzidos são feitos para pessoas que tenham muita personalidade e estilo.

A King 55 também promove eventos em que os clientes podem frequentar com seus animais e possuem um delivery ecológico, onde são feitas entregas de bicicleta por alguns bairros.

Reinvente-se!

Veja aqui também dicas sobre o consórcio Yamaha e a lista de nomes mais registrados no Brasil em 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *